quinta-feira, 3 de julho de 2008

"..."

- Meu caro amigo, a arte da Idade Média é deliciosa, mas as emoções medievais caducaram. Admito que possam servir à ficção... As únicas coisas de que a ficção pode usar são, de fato, aquelas que não nos prestam mais... Um homem civilizado, podes crer-me, jamais lamenta um prazer e um bruto nunca saberá em que consiste um prazer.

- Eu sei o que é o prazer! - bradou Dorian Gray. - É adorar alguém!

- Isto vale certamente mais do que ser adorado - afirmou lorde Henry, brincando com os frutos.

- Ser adorado é uma maçada. As mulheres nos tratam exatamente como a Humanidade trata seus deuses. Elas nos adoram, mas estão sempre a pedir-nos qualquer coisa.

- Eu responderei: tudo quanto nos peçam, antes de pedirem, já nos haviam dado - murmurou o adolescente, com gravidade; elas criaram em nós o amor; têm, portanto, o direito de exigi-lo...

- É a pura verdade, Dorian! - exclamou Hallward.

- Não há pura verdade alguma - atalhou lorde Henry.

- Sim - interrompeu Dorian - tu, Harry, admites que as mulheres cheguem a dar aos homens até o ouro de suas vidas.

- É possível - acrescentou o outro - mas invariavelmente exigem em troca um pequeno juro. Aí está o aborrecimento. As mulheres, como já o exprimiu um espírito francês qualquer, inspiram-nos o desejo de fazer obras-primas, mas sempre nos impedem de chegar ao fim...

- Tu és um homem insuportável, Harry! Não sei por que te quero tanto!

- Tu sempre me amarás, Dorian - declarou o outro... - Um pouco de café, hein, meus amigos?!... Rapaz, traze-me café, conhaque e cigarros... Não, não tragas cigarros, tenho aqui... Basil, não consinto que fumes charutos. Tu te contentarás com cigarros... O cigarro é o tipo perfeito do prazer... É estranho como, ainda assim, ele te deixa insatisfeito. Que desejas tu mais? Sim, Dorian, tu sempre me amarás; eu te represento todos os pecados que não tiveste a coragem de cometer...

*

O retrato de Dorian Gray


Um comentário:

Anônimo disse...

Esse foi o melhor livro de ficção que li nos últimos tempos! O que é Lord Henry? O glamour e a verdade numa só pessoa!

Amiga, acredita que esto rindo até agora de "aquela casa de abelha"??? huhauhauahuahuh

Depois vou voltar aqui com calma pra ler melhor os últimos posts! adoro!

beijoooooooooooooooooo